Sobre a Escola

ONTEM

 A Escola Polivalente foi criada em cumprimento à lei de ensino 5.692/74, dentro do projeto de Ginásios Orientados para o Trabalho, tendo como objetivo a formação acadêmica e profissional. Foi construída com recursos do MEC – Ministério de Educação e Cultura, PREMEN – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dos governos do Estado e do município. Com uma área de 24.000m², foi estruturado para atender a 1.200 alunos. Recebeu inicialmente o nome de Escola de 1º Grau Presidente Geisel, de acordo com o decreto nº 12.286, publicado no Diário Oficial de 16 de março de 1977, sendo desde então conhecida como “Escola Polivalente”, graças ao tipo de ensino para o qual foi criado. O de formação geral e formação especial (Educação para o Lar / Técnicas Comerciais / Técnicas Industriais / Técnicas Agrícolas), tornando-o diferente das demais escolas. Em 1987 implantou o 2º grau, alterando-se, então, seu nome para Escola de 1º e 2º Graus Presidente Geisel. Seu 1º diretor foi o Professor Raimundo Gonçalves Santana indicado pelo Governador da época Coronel Adauto Bezerra, permanecendo na função por nove anos. A professora Socorro Lucena Lima de Souza conduziu a direção da escola durante um ano e posteriormente a professora Inácia Ivonete dos Santos Lima assumiu a direção durante dezessete anos.

 HOJE

 A partir de 1998, sua razão social foi alterada para Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, devido às mudanças introduzidas na educação pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96), afetando, portanto os cursos de preparação para o trabalho, sendo substituído, pelo projeto Arte e Educação – Escola Viva, desenvolvido pelo PROARES – Programa de Assistência às Reformas Sociais. Esta nova forma de educar, ensinando com prazer é o resultado de todo um trabalho que se faz sentir no elevado grau de satisfação dos alunos, professores e funcionários, como também na presença marcante dos pais que deixam transparecer com orgulho a felicidade e o amor de pertencerem à comunidade Polivalente. A Escola atende atualmente a uma clientela de 1.172 alunos, provenientes de diversos bairros, distribuídos em 02 (dois) turnos, funcionando um total de 30 (trinta) salas de aula, sendo 15 (quinze) no turno da manhã, 15 (quinze) no turno da tarde. Trabalha com 03 (três) turmas do Ensino Fundamental (9º ano) e 27 (vinte e sete) turmas do Ensino Médio. No turno noturno desenvolve-se um projeto de preparação de vestibular – Tempo de Vencer, atualmente com uma demanda de 650 alunos, vale ressaltar que este trabalho vem ofertando uma possibilidade do ingresso na Universidade sendo que no ultimo vestibular 2009.1 , 154 alunos foram incluídos no campo universitário, logrando êxito no vestibular com boas classificações. Desde janeiro de 2005, a professora Nágila Kellen de Carvalho Monte assumiu a direção administrativa através de concurso público e eleição direta. Formando o Núcleo Gestor com a coordenadora pedagógica, Marinalva Pereira Leite, a coordenadora de gestão, Ana Claudia de Brito Lima, o coordenador financeiro, Roberto Viana da Silva e a secretária, Amélia Cordeiro de Sousa Salgado. A escola dispõe de um quadro funcional bem qualificado. Dos 53 professores em sala de aula 97% possui licenciatura plena e especialização e 01 mestre e 01 mestrando. A equipe de funcionários, incluindo o núcleo gestor, é constituído por 18 funcionários, 08 com ensino superior, sendo 04 pós-graduados, 05 com ensino médio e 05 com ensino fundamental e 01 mestrando. A escola desenvolveu diversos eventos e atividades intra e extra-escolar.Tal procedimento ocorreu devido à necessidade constante de desenvolver métodos que venham garantir o acesso, a permanência e o sucesso. Estando todos cientes da função social, cultural e econômica onde se concretiza o papel de “servir bem a comunidade, com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, através de um processo de ensino-aprendizagem como instrumento fundamental de cidadania”. Trabalhamos a concepção de ensino e aprendizagem  a partir de um mapa curricular redimensionado que visa atender as exigências do mundo moderno preparando o aluno para a vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania plena.


História da nossa Escola

  A Escola Polivalente foi criada em cumprimento à lei de ensino 5.692/74, dentro do projeto de Ginásios Orientados para o Trabalho, tendo como objetivo a formação acadêmica e profissional. Foi construída com recursos do MEC – Ministério de Educação e Cultura, PREMEN – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dos governos do Estado e do município. Com uma área de 24.000m², foi estruturado para atender a 1.200 alunos. Recebeu inicialmente o nome de Escola de 1º Grau Presidente Geisel, de acordo com o decreto nº 12.286, publicado no Diário Oficial de 16 de março de 1977, sendo desde então conhecida como “Escola Polivalente”, graças ao tipo de ensino para o qual foi criado. O de formação geral e formação especial (Educação para o Lar / Técnicas Comerciais / Técnicas Industriais / Técnicas Agrícolas), tornando-o diferente das demais escolas. Em 1987 implantou o 2º grau, alterando-se, então, seu nome para Escola de 1º e 2º Graus Presidente Geisel. Seu 1º diretor foi o Professor Raimundo Gonçalves Santana indicado pelo Governador da época Coronel Adauto Bezerra, permanecendo na função por nove anos. A professora Socorro Lucena Lima de Souza conduziu a direção da escola durante um ano e posteriormente a professora Inácia Ivonete dos Santos Lima assumiu a direção durante dezessete anos

 

 


                 Nossos Usuários

Esse site é destinado a todos aqueles que fazem parte direta ou indiretamente da nossa EEFM Presidente Geisel. Aqui você vai ficar informado de todos os nosso projetos e informações acontecidos na nossa escola.


Ribamar Filho